segunda-feira, 18 de julho de 2011

Voeckler...Não Acredito.

Hoje de manhã, na minha revista de imprensa habitual, li com muito interesse o artigo do Liberation. Este jornal francês segue a mesma linha do que o jornal alemão, o BerlinerZeitung, ou seja não acredita desde há muito tempo que o pelotão seja limpo, ou seja ambos os jornais quando falam do Tour,  falam como se tratasse de uma farsa. Hoje, o artigo do Liberation tinha o titulo: " São Thomas Voeckler". Trata-se de ironia, claro. O jornal não acredita na verdade desportiva, não acredita que um ciclista que era conhecido por comer demasiado antes da competição, por comer demasiado durante a competição, tenha mudado os seus hábitos de repente. Segundo o Liberation, a França está cega porque trata-se de um francês.
Na minha opinião, é injusto levantar suspeitas sobre o cíclista francês, embora seja o meu papel de jornalista de tentar perceber a razão pela qual Voeckler este ano consegue acompanhar os melhores na montanha. Não posso, eticamente falando, dizer: " Que grande ciclista, que grande campeão, fabuloso, extraordinario". Não é a minha forma de ser nem de pensar. Quero perceber como é que um ciclista que até ao ano passado, perdia 10 minutos numa etapa dos Pireneus e o dobro nos Alpes, consegue este ano acompanhar o rítmo dos melhores. Do ponto de vista desportivo, só encontro uma solução, o ritmo até agora da corrida não está assim tão elevado como nos anos anteriores e é a razão pela qual eu acho que o Voeckler vai rebentar nos Alpes. Se Alberto Contador fizer um ataque à Contador, Voecker não poderá acompanhar o ritmo ou então ....... Ou então, o que é que se passa ? Um ciclista não pode de um dia para o outro dizer: ok, este ano, sinto-me melhor, vou me transformar em trepador. Um ciclista tem que ter uma evolução, anos após anos, evoluir nos seus métodos de treino, como por exemplo aconteceu com Wiggins que além de ter um treino especifico para a alta montanha, perdeu muito peso em alguns anos. Não foi o caso de Voeckler. Ontem, recebi uma mensagem de um telespectador no FaceBook da Eurosport, dizendo: " Mas Olivier é francês, como é que não pode acreditar na vítoria de Voeckler no Tour". Sou francês é verdade mas antes de tudo, sou jornalista e olhando para os ciclistas que estão no pelotão, o lugar "normal" de Voeckler não é no TOP 5. A minha convicção é que Voeckler ficará muito muito longe dos favoritos nos Alpes e o mesmi irá acontecer no contra-relogio. Se isto não acontecer, ficarei muito contente para ele mas neste caso precisarei de mais explicações. Não se trata de desvalorizar Voeckler, longe disso. O que está a fazer neste Tour é algo de extraordinario. O próprio Voeckler reconhece que tem 0 porcento de vencer a Volta à França. Ele próprio deve reconhecer os seus limites...

4 comentários:

  1. Quando não há franceses a lutar pelos primeiros lugares, critica-se... quando há... desvaloriza-se.
    Não morro de amores pelo Voeckler, mas reconheço que tem estado fabuloso e deveria ser olhado como um exemplo de "antes quebrar que torcer".
    Se Voeckler resistir de amarelo ao Alpe d'huez... vai haver muitas "ementas" em França com cozinhados à base de SAPOS.
    Paulo Viana

    ResponderEliminar
  2. Olá Olivier! Eu também tenho muitas dúvidas e, sinceramente, pensei logo em doping. Contudo os camisola amarela são testados em todas as etapas certo? E ele tem estado melhor desde que tem a camisola. A única hipótese era ser um produto ainda não identificado... mas acho estranho que um elemento de uma equipa claramente secundária, e sem nenhumas aspirações iniciais à classificação geral, se desse a esse trabalho. Mas concordo consigo, é praticamente impossível mudar de um ano para o outro desta maneira. Vamos esperar pelos Alpes e ver o que acontece...

    ResponderEliminar
  3. A meu ver "é preso por ter cão e por não ter" e o jornalista tem que ser isento e escrever diariamente.
    Ora se diariamente Voeckler tem conseguido e aí dá-se a notícia sem haver "se...". Se surgir alguma dúvida logo se verá. O que aconteceu com o Contador? verdade ou mentira ainda não saiu a sentença final e temos que condenar ou ver, e vejo que ele está uma sombra do que foi no Giro da Itália. Porquê? porque deveriam já ter dito se é ou não culpado e eu no caso dele nem sequer iria ao Tour.

    Acho o Tour deste ano muito tático, está tudo em aberto e porque um ciclista não pode mudar de um ano para o outro? Sabem o quanto ele treinou?

    Desculpe Olivier mas a notícia tem que ser dada tal como é apresentado e não porque não conseguia e agora consegue.

    O que foi com Lance Amstrong? o ciclista mais vigiado e controlado e mesmo assim a imprensa através de quem lhes dá informação queriam e ainda querem-no lixar. Claro que há que apurar a verdade...mas chega de "absurdos" e gostaria imenso que Voeckler deixasse todos de boca aberta e provasse que está limpo de doping!

    ResponderEliminar
  4. Olá olivier! depois do final da volta e com supresa de Voeckler ter aguentado nao so os alpes e o contra-relogio como a classicação no top5. O que Se pode dizer Sobre Este novo Voeckler?

    ResponderEliminar