terça-feira, 12 de julho de 2011

PORTUGAL MERECE MAIS !!!!

Acabei de receber na minha caixa de correio um e-mail do Turismo de Portugal, dizendo que o número de turistas estrangeiros em Portugal aumentou cerca de 17 porcento em relação ao ano anterior.
Não fiquei surpreendido e confesso que tal e qual o ciclista Rui Costa, este pais tem um enorme potencial, só que ao contrário de Rui Costa, o potencial não está a ser bem aproveitado.
Há cerca de 3 semanas, passei alguns dias no Algarve e fiquei triste quando vi uma pequena aldeia transformada em Little England. Não tenho nada contra a Inglaterra e os ingleses, longe disso mas quando estou num pais, quero me sentir neste mesmo pais. Não concordo que a ementa seja afixada em inglês. Em francês também não !!!!  Quando me senti à mesa do restaurante, pareceu até que os pratos estavam elaborados para o paladar dos turistas !!! Mas porque é que um pais que tem uma gastronomia tão rica como Portugal deve adaptar a sua ementa ao gosto dos outros ? Aliás, à noite, encontrei um casal de escoceses com quem simpatizei muito e que me dizia a mesma coisa. Quando uma pessoa viaja num pais estrangeiro ( no caso deles porque no meu caso Portugal já não é estrangeiro), este pessoa quer conheçer as tradições do pais, a sua historia, o seu patrimonio e a sua gastronomia. Portugal merece muito mais, tem que assumir a sua historia e é desta forma que terá ainda mais receitas para o turismo.

P.S. Vi ontem no telejornal uma grande iniciativa, um passeio pelo Douro de veleiro !!!!  Isto é valorizar o patrimonio. Parabéns à empresa que está na origem desta iniciativa.

3 comentários:

  1. Porque o turismo é geredido por uma cambada de burros e mais, atendem melhor os estrangeiros do que os portugueses...tal como quando aqui em Sintra quando me perguntam algo em inglês eu respondo em português + gestualmente, porque lá fora temos que aprender e cá fazemos papel de professores envergonhados.

    Concordo consigo, o português tem que acreditar mais em servir bem e melhor preservando o que é seu e não moldar ao gosto do quem nos visita!

    ResponderEliminar
  2. É verdade o que dizes Olivier. Portugal é um dos países que podia explorar melhor o turismo na Europa. Penso que temos uma cultura riquíssima e muito inspiradora, acho que não precisamos de pegar noutras culturas para substituir a nossa. É por isto e por outras coisas que nos consideram um país pequenino, não somos tão pequeninos assim, somos um país cheio de história, é pena os próprios portugueses não a respeitarem.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Olivier! Eu vou aproveitar para deixar aqui a minha modesta contribuição.
    Este ano a Volta a Portugal volta à sua etapa rainha (Covilhã-Penhas da Saúde-Torre), quem quiser assistir bem de perto à passagem dos ciclista pode aproveitar e passar uma estadia na casa Mário Barreiras situada nas Penhas da Saúde a mais de 1600m de altitude!
    Visite: http://casa-mariobarreiros.blogspot.com/

    ResponderEliminar