segunda-feira, 11 de julho de 2011

A analise da cobertura mediática da vítoria de Rui Costa

No dia seguinte à vitoria de Rui Costa, comprei todos os jornais e não fiquei surpreendido. Rui Costa estava na manchete de todos os jornais ( desportivos e generalistas) embora não tenha ocupado a manchete principal. Aliás, confesso que tenho dificuldades em perceber como é que um jogo particular de futebol pode ter mais importancia do que uma vítoria no Tour ? No entanto, uma vez que eu vivo aqui há 15 anos, já sei a resposta que me dariam os meus colegas de A Bola e de o Record: " O futebol é que vende".
Portanto, eu vou tentar analisar a cobertura mediática de Rui Costa. Primeiro, queria dar os meus parabéns à Martim Moriz do jornal a Bola e à João Santos do jornal o Jogo que têm boa memoria e recordaram que foi em Super Besse em 1996 que Orlando Rodrigues acabou no segundo lugar...ou seja Rui vingou Orlando.
Segundo, gostei muito de ler atravês do artigo escrito no Publico, o que faz a principal qualidade de Rui Costa, a leitura da corrida.
Infelizmente, não li nos jornais, vou esperar nos proximos dias, uma tentativa de explicação pelo bom momento que atravessa o ciclismo português, curiosamente numa fase em que a Volta à Portugal encontra algumas dificuldades de financiamento. Mas enfim, não é com certeza o fruto da coincidencia que em dois anos consecutivos, dois portugueses ganham uma etapa ! Além de que no Giro 2011, houve um jovem lider português de uma equipa Pro Tour ( Tiago Machado com Radioshack). É preciso ser duro e não conivente quando o ciclismo do seu pais não tem bons resultados e aconteceu recentemente com Portugal, mas quando os resultados aparecem, é preciso destaca-los mas sobretudo analisa-los.
Muitas pessoas ficaram todos contentes com a manchete de Rui Costa, dizendo que não é todos os dias que um ciclista faz a manchete dos desportivos. Eu, curiosamente, acho que a optima noticia para a modalidade em Portugal, seria quando um dia Contador ou Andy Schleck aparecer na primeira pagina dos jornais. Porque neste dia, irá significar que a modalidade ganhou muitos adeptos em Portugal. O facto de colocar Rui Costa na primeira pagina ou Sergio Paulinho no ano passado, é quase uma coisa obvia. Só que o problema é que durante um ano, o ciclismo quase desaparece das manchetes...até a próxima vítoria de um português. Existem duas escolas no jornalismo desportivo. Alguns acham que para interessar as pessoas às modalidades, é preciso falar dos atletas nacionais e falar depois dos atletas internacionais.....Eu não concordo nada com isto....bem pelo contrário. São as estrelas do desporto internacional ( Nadal, Federer, Messi, Contador etc...) que fazem sonhar as crianças e é preciso aproveitar a fama deles para despertar o interesse das pessoas em relação aos atletas nacionais.
José Maria Delgado, no jornal a Bola, escreveu que quando viu Rui Costa ganhar, tinha saudades das entrevistas de Carlos Miranda com Joaquim Agostinho. Só que o problema hoje em dia, é que nenhum jornal português envia, por razoês financeiras, um reporter nas estradas da Volta à França. Talvez um dia, quando Portugal tiver mesmo um sucessor à Agostinho ? Talvez, mas carrego na mesmo tecla, irei carreguar sempre na mesma, com tantos amantes da modalidade em Portugal, o ciclismo merece maior destaque na imprensa portuguesa....
Hoje, quando comprei o l'Equipe, vi na manchete um destaque sobre a grande entrevista do dia e o entrevistado foi  Magic Johnson ( ex NBA).... Se isto acontece é também porque existem neste jornal algumas pessoas ( infelizmente cada vez menos) que acham que falar com Magic Johnson é mais prestigiante do que falar com Benzema ou com Gasquet.
Resumindo e concluido, fiquei contente com as manchetes sobre Rui Costa mas irei ficar ainda mais contente no dia em que Contador fizer a manchete, porque irá significar que o ciclismo tem finalmente a visibilidade que merece em Portugal.

8 comentários:

  1. Boa Tarde,

    Acho que a única forma de ver Contador fazer manchete é, depois do sucesso e sustentabilidade da Rádio Desportiva que tenciona criar, fundar de seguida o seu jornal desportivo com essa abordagem mais eclética em relação aos vários desportos:)

    Primeiro é preciso que aconteçam - como dizem os americanos - "baby steps", ou seja, já seria óptimo que no futuro próximo Rui Costa, Nélson Évora, Naíde, Gil, Álvaro Parente, etc. fizessem manchete quando o merecem (e não os quadradinhos nos cantos dos jornais)... o que hoje em dia parece quase impossível de acontecer.


    PS: parabéns pela liderança inicial no jogo das apostas no Tour:)

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante do texto, mas acho quase impossível existir uma capa de um jornal desportivo que não seja a falar sobre o futebol.
    Se não me engano, a última capa de um jornal desportivo sem falar de futebol foi em 2008 quando o Nelson Evora conquistou o ouro nos Jogos Olimpicos de Pequim.

    PS: Deixo aqui um link de um forum de ciclismo e não só, que gostava muito de ter o Olivier como membro da comunidade.
    http://www.pcm-portugal.com

    Seria um prazer recebê-lo naquela comunidade.

    ResponderEliminar
  3. Quando os canais de TV generalistas colocam enviados especiais, para fazer a cobertura dos estagios no estrangeiro, dos 3 grandes do futebol, eu pergunto?
    Estão lá a fazer o quê?
    A contabilizar as vezes que os jogadores vão ao WC?
    A dar cobertura a jogos contra "pseudo equipas" de amadores?
    A dar coberturas a conferencias de imprensa onde não se acrescenta nada?
    Atenção: Alguns dos enviados especiais, somos "nós" que pagamos!!!
    Assim nunca haverá espaço para as restantes modalidades.
    Paulo Viana

    ResponderEliminar
  4. só para dizer que todos os dias sigo a volta a frança...e quem vai ganhar é o nosso Rui costa...((^_^))

    ResponderEliminar
  5. lembro me que na altura do armostrong e azevedo, era frequente o armstrong aparecer na capa do jornal abola, e que as páginas centrais eram totalmente dedicadas ao tour de france

    ResponderEliminar
  6. Bem ao contrário de 99,9% dos portugueses não gosto de futebol, apesar de ler os "meandros da bola" e a sua imensa corrupção.

    Gosto de ciclismo, natação, atletismo e outras que vejo sempre que a eurosport1 transmite.

    O ciclismo não vinga em Portugal e não se aposta numa equipe portuguesa porquê? porque o futebol leva tudo e em termos de jornais vendem...tal revista cor-de-rosa que é como é!

    Mas acredite que graças à sua presença, bem como de Paulo Martins e Luis Piçarra, no Tour de França, todos os dias ganham adeptos por esse mundo fora. Aqui em Sintra onde resido há 32 anos é ver a quantidade de jovens, menos jovens e velhos a andarem de bicicleta e os meus é algo que praticam há anos. A minha neta com 5 anos bate todos e não é igualmente doida por futebol?
    Falaram na tv (nos 4 canais) sobre a vitória de Rui Costa, mas há muito que deixei a imprensa escrita, precisamente pelo que refere.
    Parabéns por este seu espaço e nunca desista.

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me de uma capa da Gazetta de lo Sport durante a preparação para o euro 2008 com Usain Bolt, Contador e Rossi. Lá dentro, e apesar de a Itália ser campeã do mundo, havia uma página para a selecção. Os jornalistas dos desportivos dizem que só o futebol vende e o público não quer mais, parece-me que não faltam neste país apaixonados pelo ciclismo, pelos ralis, pelo atletismo e por todo o tipo de desporto. O que os pobres jornais desportivos não percebem é que quem afastou todo esse público apaixonado de comprar jornais foram eles mesmos com esta fixação doentia pelo futebol, nem sequer pelo futebol, pelos 3 grandes. É ridículo falar-se em crise nos jornais, inclusive desportivos, e ao mesmo tempo ignorar uma fatia gigante do público como esta, por preguiça, ignorância ou estupidez.

    Bom trabalho na Eurosport e felicidades.

    ResponderEliminar