sábado, 18 de junho de 2011

O sonho da minha vida profissional 5

Um leitor do blog,  Flávio Vale, realça que em Portugal, a falta de cobertura das modalidades não é um problema de dinheiro, uma vez que os jornais desportivos dedicam 34 paginas ao futebol e 5 às restantes modalidades.
Acho que também é um problema de dinheiro. Hoje , lendo o jornal l'Equipe, reparei que o jornal tinha 7 enviados especiais no estrangeiro, 2 em Wimbledon, 1 na Volta à Suiça, 1 no Campeonato de Europa de basket feminino, 1 no US OPEN de golfe, 1 na Grécia no Rali da Acrópole, e 1 na Suecia para o Campeonato de Europa de Atletismo por equipas !!!
Podem imaginar o custo que isto representa para um jornal ? Não sairá mais barato enviar jornalistas nos treinos do Benfica, Porto ou Sporting ?
Resta saber também qual seria o retorno sobre o investimento para um jornal português enviar 2 jornalistas em Wimbledon. Se A Bola por exemplo, fizer a sua manchete, como o l'Equipe hoje com o tenis, será que não ira perder muitos leitores ? No entanto Flávio tem razão, não tem haver apenas com uma questão de dinheiro. Até seria interessante organizar um ciclo de  conferencias sobre este assunto.
Sempre me recordo destas palavras de um colega meu : « A missão do jornalista consiste em tornar interessante o que é importante, não é tornar importante o que é interessante. O destino de África pode ser menos " interessante" do que as condiçoes da morte da Princesa Diana, mas é claramente muito mais importante".

3 comentários:

  1. Concordo senhor Olivier de que é complicado num país como Portugal enviar jornalistas a Wimbledon pegando no seu exemplo. O que é facto é que ainda à uma semana corria-se a Volta ao Alentejo e nem uma noticia, é incrivel mas é verdade. NEM UMA. Nesta fase do ano o futebol está parado em Portugal, fazem-se 35 páginas de jornalismo a falar de hipotéticas e muitas vezes mesmo risórias possíveis contrataçoes dos clubes. Não sería muito mais agradável e até mesmo jornalistico falar-se com veracidade e abordar-se por exemplo o Tour que se inicia brevemente, Wimbledon ou o campeonato europeu de atletismo por selecções??? A meu ver sería. Em Portugal somos obrigado a levar com o mesmo tipo de noticia 365 dias por ano. Quando me sento de manhã no intervalo das aulas a ler os diários deportivos infelizmente adivinho quase sempre a manchete. Muita me agradaria que isso nao acontecesse, sería sinal que temos um jornalismo diverso e que se interessa por todas as modalidades por igual. Só passando a citar um facto que a mim me pareceu incompreensível, o FC Porto foi pela 10ª vez consecutiva vencedor do campeonato nacional de Hoquei em Patins, sabem qual foi o destaque que mereceu? 1 pagina em 40. Mas uma pagina em 40 quando na manchete se falava de uma possível contrataçao do Benfica. So por aqui as coisas ja estao muito mal.
    P.S. Acho saudavel este tipo de "debate" pois nao me custa nada dar a mão a palmatória e admitir que o outro tem razao desde que argumente tal qual o senhor Olivier tem feito.
    Acho que tem boas ideias que podem e devem ser exploradas e apoiadas. Cumprmentos

    Flávio Vale

    ResponderEliminar
  2. O problema passa também pelas publicações da especialidade.
    Falta um mês para o encontro nacional de escolas de ciclismo em mangualde. No ano transacto nem uma unica linha se escreveu sobre o facto.
    É nas escolas que nascem os futuros campeões, mas por cá neste "burgo" não se dá importancia à formação.

    Paulo Viana

    ResponderEliminar
  3. Caro Olivier,

    Concordo consigo quando afirma que seria muito oneroso para os jornais portugueses enviar jornalistas para fazer a cobertura de eventos desportivos no estrangeiro. No entanto, como os portugueses são adeptos de desporto em geral considero que muito provavelmente os jornais iriam aumentar a tiragem, pois perdiam-se alguns adeptos de futebol mas ganhavam-se adeptos de ciclismo, golfe, basquetebol, etc. Na minha opinião a principal razão de não haver em Portugal um verdadeiro jornal desportivo é o comodismo, os directores dos jornais preferem manter o status quo a apostar em novos projectos.

    Cumprimentos

    L. Martins

    ResponderEliminar